top of page

Morre aos 99 anos Dalton Trevisan, um dos maiores nomes da literatura brasileira

  • Foto do escritor: Phillipy Ribeiro
    Phillipy Ribeiro
  • 10 de dez. de 2024
  • 1 min de leitura

Atualizado: 24 de dez. de 2024

Dalton Trevisan, um dos grandes nomes da literatura brasileira e figura emblemática de Curitiba, faleceu aos 99 anos. A Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC) confirmou a notícia na segunda-feira (9).











Autor de clássicos como “O Vampiro de Curitiba”, “A Polaquinha” e “Cemitério de Elefantes”, Dalton deixa um legado marcante na cultura do Paraná e do Brasil.


Seus livros retratam uma Curitiba ao mesmo tempo sombria e lírica, mesclando o cotidiano banal com dramas profundos. O Vampiro de Curitiba criou uma obra enraizada na capital paranaense, elevando suas ruas e bairros a verdadeiros personagens”, destacou a secretária de Cultura do Paraná em homenagem ao escritor.


Dalton Trevisan era conhecido por sua personalidade reclusa, o que, combinado com sua obra mais icônica, lhe rendeu o apelido de “Vampiro de Curitiba”. Além de sua contribuição literária, ele foi agraciado com o Prêmio Camões, em 2012, durante cerimônia em Lisboa, em reconhecimento à sua relevância para a língua portuguesa.

A causa da morte não foi divulgada.

 
 
 

Comments


bottom of page